Hotel de Foz do Iguaçu trabalha na conscientização e recuperação do meio ambiente
VIVAZ CATARATAS PERMITE QUE OS HÓSPEDES TENHAM UM CONTATO MAIS DIRETO COM A NATUREZA E TEM ISSO, COMO UMA DE SUAS MISSÕES!

O mais novo hotel de Foz do Iguaçu é conhecido e reconhecido por estar integrado a parte da Mata Atlântica, e pelo trabalho que desenvolve no meio ambiente. Cercado de muito verde, parte dele ainda mata nativa, o Vivaz adotou uma postura de promover entre seus hóspedes e colaboradores, a cultura de conhecer para preservar. Firmando assim, um compromisso constante para a recuperação de rios e da fauna e flora.

Esse processo de educação ambiental, somado as oportunidades de conhecer a floresta que integra o hotel, foi batizado de ECOVivaz. Nele, o hóspede tem cinco opções de passeios: Trilha Eco Mata Atlântica, Trilha Pomar dos Sabores, Trilha Jardim das Sensações, Trilha da Cachoeira e Trilha Água Pura. Em todas as trilhas os hóspedes têm a oportunidade de conhecer plantas medicinais, aromáticas, plantas raras e exóticas e até mesmo encontrar pequenos animais, além de saborear frutas orgânicas colhidas na hora, obviamente, respeitando os períodos de produção.

De nada adiantaria estar cercado por rios e florestas e não ter o cuidado de mantê-los preservados. Para isso, o hotel adotou medidas específicas para preservação. Um exemplo, é o moderno sistema de tratamento de águas residuais. Que devolve a água após ser usada, para o meio ambiente sem qualquer poluente, e ainda é reutilizada para a irrigação do pomar.

A água que sobra após o tratamento biológico já existente, passa pela Estação Complementar de Tratamento de Efluente. Tudo começa com o tratamento químico, onde são acrescentados produtos corretivos e coagulantes, que vão direto para o reator químico, onde ocorre a decantação dos sólidos e a clarificação da água. Depois de filtrada, essa água recebe a desinfecção e assim, está pronta para retornar ao rio.

PEQUENOS PASSOS

Para respeitar e preservar a natureza, nem sempre são necessários grandes investimentos. Na maioria das vezes, pequenas atitudes, como por exemplo a substituição dos canudos convencionais – que levam 450 anos para se decompor - por canudos biodegradáveis, já são toneladas de plástico que deixam de contaminar a natureza e provocar a morte de tantos animais.

CRESCENDO

Todo esse processo e cuidado, vem ampliando a visão de cuidado com a natureza e até mesmo os benefícios de uma convivência equilibrada. Essa semana, o projeto literalmente deu frutos. Acompanhadas do engenheiro agrônomo, Roberto Brugnera, responsável pela implantação do projeto, algumas crianças foram convidadas para percorrer a trilha e realizar uma colheita na horta do Vivaz.

Alface, beterraba, berinjela, pepino, repolhos, salsinha e cebolinha, foram algumas das hortaliças que as crianças puderam retirar diretamente da terra, frutos de um trabalho que vem crescendo, que não quer só levar a uma alimentação saudável aos visitantes do Vivaz, mas também apresentar aos pequenos, frutas e verduras que podem ser cultivas em pequenos e grandes espaços.

"Algumas crianças que visitam Foz do Iguaçu são de cidades grandes e, muitas vezes, nunca tiveram a oportunidade de ver in natura aquilo que chega à mesa. Aqui nós apresentamos as frutas e verduras, convidamos eles à colher e ainda ensinamos a plantar. Em toda a área do hotel, temos 45 árvores frutíferas, somente no pomar são 25, então é uma excelente oportunidade para que essa nova geração conheça um pouco do que é saudável para nossa alimentação"
comenta Roberto Brugnera